terça-feira, junho 03, 2008

Fantasmas do passado

Hoje estava a "surfar" pela net 'a procura de imagens para matar saudades de Setubal, onde nasci, quando me deparei com umas fotografias tiradas recentemente da Fabrica de Conservas Vasco da Gama, uma fabrica de conservas de Pescado onde o meu pai foi sub-gerente durante anos, ate' ao seu encerramento, penso que em 1995.

Quando eu era miudo (talvez entre os 7 e os 15 anos, por ai), 'as vezes durante as ferias da escola, eu ia com o meu pai para a fabrica e brincava o dia todo entre aquelas paredes. As operarias da fabrica tratavam-me como se fosse sobrinho delas, e eu claro, chamava tia a todas. Tenho muito boas recordacoes desses tempos, das brincadeiras e das "aventuras" que la' tive, ja' para nao falar das filhas das operarias ;P, e de passar tempo a pescar na muralha junto ao rio Sado, mesmo em frente da fabrica. Bons tempos.

Esses eram tempos aureos da industria conserveira em Setubal, uma das maiores industrias do pais.

Penso que em 1995/6 a Fabrica fechou, uma das ultimas fabricas conserveiras de Setubal, e tambem uma das maiores, atirando umas centenas de pessoas para o desemprego, incluindo o meu pai. Nao foram tempos muito faceis.

Hoje, isto 'e o que resta da Fabrica de Conservas Vasco da Gama (38°31'3.28"N, 8°52'18.41"W).

(Canais de preparacao de pescado)

(Azulejos nas paredes da entrada da Fabrica, Zona do refeitorio e balnearios)

[Fotos Cortesia ]

Agora, apenas restam os fantasmas do passado, os ecos de um tempo esquecido, apenas gravado nas almas dos que caminharam entre aquelas paredes, agora caidas.

Sem comentários: