segunda-feira, outubro 23, 2006

Portugal vale a pena!

Ora aqui esta' um texto que vale a pena ler, enviado pela minha amiga Sofia C. Um outro blogger, aka Raposa Velha, informou-me que o autor do texto e' Nicolau Santos, Director – adjunto do Jornal Expresso, publicado na Revista Exportar. Espero que nao se importe que o inclua no meu blog.

Portugal vale a pena!

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados.

E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.

E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos.

Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).

Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar.

E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.

Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.

Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência.

Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagensdas auto-estradas.

Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça.

Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis.

E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia.

Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis.

E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal.

Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação.

Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo.

E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).

É este o País em que também vivemos.

É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.

Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.

Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.

Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?

[Nicolau Santos, Director – adjunto do Jornal Expresso]

sexta-feira, agosto 25, 2006

Nacionalismos

Hoje de manha fui levar a Carolina 'a escola, para comecar o segundo dia na segunda classe, aqui nos Estados Unidos. Ela gosta da escola e adapta-se bem, apesar da nova professora deixar um bocado a desejar no que diz respeito 'a simpatia, mas... tudo bem. Nao se pode ter tudo, e com o tempo, pode ser que as coisas mudem.

O que me impressionou nao foi a professora. Foi o facto de, ao entrar na escola, as paredes dos corredores estarem repletas de posters com frases de encorajamento 'as criancas. Sabem como sao... aqueles posters com imagens de tirar a respiracao (de paisagens americanas, claro) com frases do tipo: "Tu Consegues", "Atinge os teus objectivo", etc, etc. Os miudos aqui, sao encorajados, desde o inicio, a serem "over achievers" (o Mario sabe sobre o que estou a falar, ja que esteve a estudar aqui em terras do tio Sam). Ate fiquei impressionado.

'E claro que incentivo a mais tambem tem os seus lados negativos. Um dos problemas aqui nos states 'e o numero de depressoes que existe, especialmente entre criancas e adolescentes, que se manifestam quando estes nao conseguem atingir o que os pais e professores esperam deles. E nao pensem que estou a exagerar, ou que, um pai nunca faria demasiada pressao sobre os seus proprios filhos ao ponto destes sentirem-se indesejados ou chegar mesmo ao ponto do suicidio. Os pais americanos sao ultra competitivos ao ponto de impor uma enorme carga de stress sobre as criancas e nao e' incomun ouvir noticias ou historias sobre criancas que se suicidaram, ou criancas que necessitam claramente de apoio por causa dos pais. Como isto 'e uma sociedade capitalista, ha' claro o outro lado da moeda, que 'e a proliferacao de pedo-psicologos e pedo-psiquiatras que cobram uma pipa de massa para tratar das criancinhas. 'E um mercado livre :D

Depois existe a outra questao. Admiram-se do facto de os americanos serem tao patriotas? Hoje quando deixei a Carolina na sala de aula e caminhava pelos corredores da escola para ir para o carro, comecei a ouvir e a ver os miudos a levantarem-se e colocarem a mao ao peito para comecar a recitar, como todas as manhas, o "Pledge of Aliegeance" (cerimonia em que prestam lealdade 'a bandeira dos Estados Unidos). A Carolina diz que quando o faz todas as manhas, pensa na bandeira Portuguesa! 'E claro que isto traz-nos reminiscencias das historias que os meus pais contavam, e ate' o meu irmao mais velho, sobre terem de cantar o hino nacional todas as manhas na escola primaria, antes de comecar as aulas, isto claro, na epoca do Estado Novo.

Nacionalismo a mais, tambem 'e demais, mas... a menos, tambem nao e' bom! Sera' que nao precisamos de um bocadinho disto (q.b.) em Portugal? Eu acho que como Portugueses perdemos a nossa identidade e andamos 'a deriva e ao sabor do vento. So quando aparece um Scolari, que nos une num unico objectivo (neste caso, o orgulho da seleccao portuguesa), 'e que nos lembramos de que somos portugueses, que temos um hino nacional, e que podemos agir em conjunto. Era tao bom que, mesmo nos tempos dificeis como os actuais, mesmo quando nao ha' um campeonato do mundo do futebol ou campeonato europeu, nos lembrassemos de que somos portugueses; que temos uma historia como mais ninguem tem; que ja fomos senhores dos mares; e que nos juntassemos outra vez no objectivo de fazer crescer esta nacao a' beira mar plantada.

Que deixassemos de ser conhecidos como uma nacao de brandos costumes, e comecassemos a ser mais agressivos nos nossos objectivos. Nao nas claques de futebol, mas sim, em fazer crescer a economia do nosso pais, na investigacao, na ciencia, nas humanidades, e comecassemos a ser mais influentes no mundo, ou pelo menos, na Europa, para deixarmos de ser o parente pobre da Europa que e' constantemente lixado pelos tios ricos na comunidade europeia.

Muitas vezes as pessoas aqui ao saberem que sou portugues dizem coisas como: "Ah sim, Portugal, aquele pais pequenino que pertence a Espanha", ou entao, pior ainda "Ah, nunca ouvi falar. Fica na america do sul?" (ou na Asia, como a Kita ja aqui ouviu). Eu tenho muito orgulho por ser portugues. Gostava de ter mais orgulho no meu pais, se conseguem perceber a diferenca. E eu sei que podemos fazer melhor. So' temos de deixar de ter aquela atitude conformista e do desenrasca. Temos de ser mais senhores do nosso futuro e nao deixar que os outros o decidam por no's. Sejamos Portugueses do calibre do Afonso Henriques, ou do Pedro Alvares Cabral ou outros, de quem nunca ouvimos falar, mas que andaram a lutar por este pais, para por os espanhois e os Mouros no lugar deles e sermos vistos como uma nacao.

E vamos la falar a nossa lingua como deve de ser, e nao com os brasileirismos todos que a comecam a encher. Fomos no's que leva'mos o Portugues para o Brasil, nao foram eles que trouxeram o brasileiro para Portugal.

quarta-feira, julho 12, 2006

Desresponsabilizacao

Isto 'e o que eu nao consigo aguentar sobre os americanos em geral: Desresponsabilizam-se de tudo e mais alguma coisa, e, so' as vidas americanas teem algum valor.

O dia comecou bem: tinha o USAToday 'a porta do quarto no hotel e na primeira pagina, num canto, tinha uma fotografia do atentado terrorista na India com uma pequena caixa com texto. Uma fotografia central em grande plano, tinha uma noticia sobre um comboio que descarrilou num tunel em Chicago, sem sequer uma vitima mortal.

Quando, ao pequeno almoco, comecei a ler o jornal, imediatamente a' procura da noticia sobre o atentado na india, por ter amigos por la que usam aqueles comboios todos os dias, fiquei surpreso por a noticia estar relegada para duas colunas na pagina 5 do jornal!

A maior parte de vo's nao esta' por aqui, e se calhar, nao sabe como funcionam as coisas aqui em termos da imprensa, escrita ou nao. Uma noticia que 'e relegada para la' da pagina 2 ou 3 num jornal como o USA Today, nao 'e noticia. 'E uma curiosidade sem importancia.

Como 'e possivel nao dar importacia 'a morte de quase 200 pessoas inocentes, que se levantaram de manha para ir trabalhar, e em vez disso, encontram a morte? Isto para ja nao falar nas outras centenas de feridos. Pois, nao se passou aqui dentro das fronteiras americanas nem foi um soldado americano em Bagdad, nem foi em Israel. Se fosse um desses, estava em primeiro plano logo na primeira pagina!

Depois, 'a noite, um palhaco de um jornalista chamado Glenn Beck (CNN US), ainda faz umas piadas sobre o atentado :[ (Agora, acabei de ouvir a seguinte anormalidade da boca dele: Esta' todo danado porque uma noticia qualquer sobre poker nos Estados Unidos, nao apareceu ontem nas noticias por causa do atentado na India! GGGGGRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!

Como 'e que isto 'e possivel??!??? Onde esta' a guerra ao terrorismo? 'E para isto que os americanos pediram ao resto do mundo para se aliarem a eles na guerra contra o terrorismo? Que hipocritas! COMO E' ISTO POSSIVEL!

Eu ainda penso que alguns americanos nao sao assim! Alguns americanos sabem realmente o que se passa no resto do mundo e preocupam-se com os outros, genuinamente. Mas o resto destes henergumenos... Gggggggggggrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!

Quanto 'a historia da desresponsabilizacao... No mesmo programa do Glenn Beck, este resolveu fazer uma satira animada sobre a historia da instabilidade no Medio Oriente. Na satira responsabilizou todos: Os Sirios, os Egipcios, os Ingleses, as Nacoes Unidas, os Judeus, etc... e os americanos??? Nao tiveram nada a ver com o assunto! Claro que nao... sao uns santos! 'E claro que eles nao pagaram a maltrapilhos no Irao em 1953 para organizar disturbios de rua para derrubar o entao primeiro ministro Mossadegh, um dos primeiros grandes democratas no medio oriente, porque este queria nacionalizar a British Iranian Petroleum, entao nas maos dos Ingleses colonialistas e cujos lucros apenas chegavam aos iranianos na proporcao de 1 ou 2%! E porque? Porque o Mossadegh queria devolver a industria petrolifera aos Iranianos para se tornarem uma nacao mais prospera. E' claro tambem que os americanos nao tiveram nada a ver com o treino dos Mudjahedeen afegaos para lutarem contra os russos, e depois virarem-se contra os americanos para acabar no 11 de Setembro. 'E claro que os americanos nao teem nada a ver com o apoio 'a prepotencia dos Isrealitas contra o resto do mundo arabe! Nao. Os americanos nao teem culpa de nada! Sao uns santos!

Eles nao teem culpa de nada!

PS. Um ultimo aparte: O programa do Glenn Beck ainda esta a dar. Esta agora muito interessado a falar sobre o lancamento de uma biblia em DVD, que vai fazer um imenso bem aos americanos que podem agora ler a biblia de um modo mais interactivo e aprender como ser um melhor cristao! ----------- Pode por a bilia em DVD onde o sol nao brilha! E atravessa-la pela face mais larga!

domingo, julho 02, 2006

Cartao Vermelho

Encontrei esta perola no site do times onde os ingleses e os Holandeses fartaram-se de dizer mal sobre Portugal. Esta merece o premio da melhor de todas:


"Ricardo Carvalho should have been sent off. His testicles attacked Rooney's foot from behind. When you use your testicles in such a despicable way you deserve to see the red card.

Posted by: Luís Aguiar-Conraria"


Podem ver o resto dos comentarios aqui!

Sem mais comentarios!

quinta-feira, junho 15, 2006

A culpa foi da bola!!!

Pois 'e! A seleccao americana perdeu por 3-0 contra a seleccao Czecha na segunda-feira passada, mas a culpa nao foi deles. Nao senhor. Nada teve a ver com o facto de nao estarem a fazer nada no mundial de futebol, nem sequer com o facto de nao saberem jogar futebol com o minimo de paixao. Isto ja' para nao falar de nao ter mesmo nada a ver com o facto de virem de um pais em que a maior parte das pessoas nem sequer fazer ideia que esta' a decorrer o maior evento desportivo em todo o mundo! Claro, nao 'e a super bowl, por isso, nao interessa.

De acordo com o jornal USA Today de hoje, a culpa foi da bola, e o facto foi demonstrado com provas cientificas. Parece que afinal a bola oficial do mundial de futebol nao 'e muito "goalkeeper friendly", muito dificil de apanhar e como tal, toda a responsabilidade pelos 3 a 0 que a seleccao americana sofreu, foi da bola! Fica assim provado que a bola que a FIFA usa neste mundial 'e uma Arma de Destruicao Maciça, responsavel por destruir em massa a emproada seleccao americana, que pensava que ia fazer um brilharete para um mundial que nem sequer 'e deles. Espero que o Bush nao use isto como um pretexto para invadir o mundial, se e' que ele sabe sequer o que isso e'!

Posso estar enganado (espero que nao, e os proximos jogos irao provar ou desmentir), mas pode ficar aqui provada a minha teoria que o Mundial de 2002 foi uma fluke! Ainda toda a gente esta' para tentar perceber como 'e que a seleccao americana chegou aonde chegou em 2002, mas avaliando pelos resultados das outras seleccoes, essas sim, favoritas, tambem nao 'e de estranhar!

terça-feira, junho 13, 2006

Estrelas

As constantes viagens de aviao para Los Angeles e Burbank teem destas coisas. De vez em quando, cruzo-me com uma "estrela".

Hoje, foi a vez de me sentar ao lado da Atriz Kelly Martin, que alguns deverao reconhecer da serie "ER". Muito simpatica e com um interesse comum pela fotografia!

Ha' uns meses atras, vim sentado ao lado do actor Wilmer Valderrama que fazia o personagem "Fez" na serie "That 70's Show". Um tipo porreiro, muito simples. Tivemos uma amena cavaqueira, especialmente por ter ficado muito admirado por ser conhecido em Portugal.

Mario, nao te preocupes. Quando viajar com a Nicole Kidman, eu dou-lhe cumprimentos teus :p

sexta-feira, junho 09, 2006

Pai muito babado!!!

Voces podem ficar a pensar que eu estou para aqui a gabar-me, e no show off, mas a verdade 'e que hoje sinto-me muito orgulhoso da Carolina, a minha filhota mais velha.

Fui hoje 'a escola da Carolina buscar o relatorio escolar de fim de ano, e quando abri o envelope ao pe' de uma empregada da escola, descobri que a Carolina foi a reconhecida com um "Presidential Education Achievement Award", assinado pelo George Bush, por ter tido um excepcional aproveitamento escolar. A senhora ficou admiradissima e disse-me que eu devia emoldurar o award, porque so foi atribuido a um punhado de criancas da primeira classe em todo o distrito escolar!

Quem diria... Uma crianca que nao falava uma palavra de ingles, "atirada" para um pais estranho, a ter de aprender uma lingua estranha (que agora fala fluentemente e ate' corrige-me a mim e a' mae), e num espaco de pouco mais de um ano, consegue atingir este nivel!

'E claro que estou orgulhoso da Carolina! E quem merece o reconhecimento por isto, 'e a mae que tem a paciencia de passar horas com a Carolina a incentiva-la a fazer os trabalhos de casa, a conversar, a ler, e, a educa-la! Parabens mae! Quanto a mim, 'as vezes, nao consigo deixar de me sentir apenas um observador, por passar tanto tempo fora de casa em trabalho, mas ao mesmo tempo, sinto que elas teem um bocadinho de mim dentro delas! Isso 'e reconfortante!

Ganda Carolina! E a Joana vai pelo mesmo caminho :D

quinta-feira, abril 27, 2006

Nostalgia

Hoje recebi um email de um amigo, o Miguel (Nao 'es tu, Miguel Lisboa :D) com uma lista das coisas de que ele tem mais saudades. Coisas da sua infancia, series de televisao, filmes, lugares, etc.

Obviamente, pos-me num estado de imensa nostalgia e com “uma lagrima no canto do olho”! Como tal, aqui vai uma pequena lista das coisa que me trazem doces memorias!

Quem quizer acrescentar mais a esta lista, basta fazer um comentario no blog!

Filmes / Desenhos Animados / Series


  • A Abelha Maia

  • Ruy, o Pequeno Cid

  • O Verao Azul

  • TV Rural

  • O Homem e a Terra (Serie espanhola sobre a vida selvagem)

  • Bana e Flappy (se me recordo, eram uns desenhos animados que davam ao sabado de manha sobre dois esquilos que viviam numa floresta! Traz-me boas recordacoes)
  • As aventuras de Jaques Cousteaux (Penso que era assim que se chamava a serie dos documentarios de Cousteaux que davam sempre no primeiro canal ao sabado 'a tarde)
  • Os Maravilhosos Contos do Japao (dava todos os dias da semana no tempo dos mais novos, 'as 6 da tarde no primeiro canal. Eu vinha da escola a correr para ver os contos, com uma narracao fantastica). Ainda hoje tenho saudades de ver estes contos.

  • O caminho das Estrelas (serie original, nao os spin-offs actuais)

  • Os Marretas

  • O Sitio do Picapau Amarela (Tambem a serie original)

  • He-Man e o Grayskull :D

  • Os Smurfs (Estrunfes como o pessoal dizia)

  • Dartacao e os tres moscaoteiros

  • Os desenhos Animados do Flash Gordon

  • A Saudosa Pantera Cor de Rosa (os desenhos animados, claro)

  • Speedy Gonzales

  • Thundercats

  • A-Team (a serie nao dobrada, claro ;D )

  • O Barco do Amor

  • McGyver

  • Accao em Miami (sim, naquela altura usavam-se fatos brancos :D )

  • Transformers

  • O passeio dos Alegres, do Julio Izidro

  • O programa de Radio: Discos Pedidos e Quando o Telefone Toca

  • Os parodiantes de Lisboa! Imperdivel. Cresci a ouvir a publicidade constante 'a Fabrica de Chaves do Areeiro :D

  • Top Gun

  • Os Desenhos animados do Dom Quixote (em espanhol, nada de dobragens)

  • A Ilha da Fantasia (The plane, boss, the plane!!!)

  • Dr. Baltazar (desenhos animados)

  • Retalhos da Vida de um Medico

  • Thunderbirds, os guardioes do Espaco

  • Os Vingadores (serie britanica)

  • Benny Hill

  • Monty Python (todos)

  • Tim Tim

  • Asterix

  • Missao Impossivel (a serie)

  • Uma Casa na Pradaria (que ainda da’ na Televisao aqui nos States, assim com o Bonanza :D)

  • Pipi das meias altas

  • Alf

  • V a vitoria final

  • Espaco 1999

  • Moonlighting

  • Os Anjos de Charlie

  • Galactica

  • A serie Cosmos



Outras Categorias

  • Garrafas de Laranjada

  • Pirolitos (garrafas de gasosa que traziam um berlinde)

  • Rajas (A certa altura, ofereciam um astronauta de plastico. Ainda o tenho na casa dos meus pais)

  • Brincar na rua com os meus amigos nas noites de verao. Os jogos favoritos eram o das Escondidas e o Ro'-Ro'

  • Perder completamente a nocao das horas, a conversar com a minha amiga Rosinha!

  • Ir com o meu pai aos sabados de manha de verao 'a Lota de peixe de Setubal, comprar peixe fresquinho, acabadinho de sair do barco! E comer uma grande sardinhada com o meu pai a assar o peixe na varanda da minha casa!

  • Sair todos os domingos de tarde com os amigos!

  • Passar os dias na praia (Troia) com os amigos durante as ferias do verao

  • As ferias que passava em Rio de Moinhos na aldeia do meu Avo, nadar no Rio Tejo, e apanhar pessegos nos pomares no caminho para o rio ;), apanhar amoras silvestres para a minha avo Julia fazer doce de amora!

  • Cadernetas de Cromos (Eram cromos dos desenhos animados que davam na televisao, cromos sobre os campeonatos nacionais de futebol, na altura em que ate as equipas da segunda divisao apareciam nos cromos :D)

  • Tulicreme (na altura em que ainda era comestivel – sim, comestivel. Umas colheresitas de tulicreme faziam maravilhas :D)

  • Todi – Lembram-se das latas de chocolate em po’?

  • Bombocas... so ha’ estas! Sao para mim!

  • Larangina C

  • Os livros do tio Patinhas, Pato Donald. Havia uns mais grosso que se nao estou em erro chamavam-se Super Disney. Sim, naquele tempo, os miudos liam livros!

  • Os livros do Major Alvega! Eu devorava esses livros! Tinha sacos de revistas do genero em casa. Hoje, nao faco ideia de onde estao :(

quarta-feira, abril 12, 2006

Multibancos ultra simpaticos... Not!!!

Como disse num post há uns tempos atrás, este è um pais cheio de contrastes!

Ao passo que os condutores são como são, as caixas multibanco são uma simpatia, como podem julgar por este post: Brain.Save() - ATM’s with Genuine People Personalities! Demais :D

quinta-feira, abril 06, 2006

Um bem haja aos motards Portugueses

Nao fiquem admirados. Apesar de nao ser motard, tenho muitos amigos motards, e a maior parte deles, sao um exemplo vivo de civismo e boas maneiras na estrada. O mesmo, como seria de esperar, nao se pode dizer dos motards e demais condutores nas terras do tio Sam.

Passo a explicar: Actualmente, estou num projecto em Hollywood, California. Hoje, estava eu no meio de um transito relativamente fluido, enquanto me dirigia do Hotel em Universal City para o escritorio do cliente no Sunset Blvd, quando vi pelo retrovisor, que um motard montado numa Suzuki, estava a ter dificuldades a passar por entre os carros. Nada que um motard portugues nao faca com os olhos fechados (nao 'e, Mario ;) ?). Resolvi facilitar-lhe a vida, e cheguei-me ligeiramente para o lado para que ele conseguisse passar. Ele assim o fez, mas para meu espanto, fe-lo, como a minha mae costuma dizer, sem truz nem muz! Nem um unico aceno de agradecimento, nem nada. Que saudades que tive de Portugal!

Eu sei que o pessoal em Portugal 'e muito irresponsavel na estrada, conduz muito depressa, nao liga aos limites de velocidade, etc, mas, nunca vi um motard em Portugal que nao agradeca com um simples acenar da mao, ou uma venia com a cabeca, por lhe dar passagem. Isto para nem falar dos automobilistas que normalmente, agradecem tambem quando lhes damos passagem (sim, mesmo na 2a Circular), mas claro, toda a gente sabe que os motards portugueses sao eximios neste aspecto.

Tentei lembrar-me de alguma situacao em que um motard tenha sido cortez ao ponto de agradecer, nas inumeras vezes em que fui cortez com eles na estrada aqui nos estados unidos, e infelizmente, nao me lembrei de nenhuma. Nem uma para amostra. Sobre os automobilistas americanos entao, nem vale a pena falar. A unica vez que vi um reagir, fui em Princeton, quando eu estava atrasado para um voo para Lisboa e no New Jersey Turnpike, meti-me 'a frente de um tipo numa pickup (claro), e o tipo mostrou-me o dedo :D Eu, como bom portugues, acenei-lhe com um sorriso a agradecer o seu gesto "amavel" ;) De resto, mesmo que lhes demos passagem, nao dao sinal de vida. Se eu tento agradecer com um aceno e um sorriso, olham para mim com um olhar desconfiado e ate' 'as vezes assustado, como se lhes estivesse a apontar uma arma ou coisa do genero!

Quando fazem asneiras das grossas entao, nem se fala. Quantas vezes, em Portugal, fazemos asneiras na estrada ou pomo-nos em frente de outro carro, e acenamos a mao a pedir desculpa por qualquer coisinha? Obviamente que um gesto assim, atenua logo a ofensa. Aqui, estes tipos fazem asneiras das grossas e nao pedem desculpa. Nem um aceno. Olham em frente como cavalos com palas nos olhos e evitam ao maximo o "eye contact"!

Sao um povo extrememente frio na estrada. Ganhavam mais se fossem mais cortezes!

Um grande bem haja aos motards e condutores portugueses, que apesar da forma selvagem como conduzem, fazem-no com classe, elegancia e cortesia :D

sábado, março 04, 2006

Experiencias...

Hoje tinha algum tempo livre ;) e andei a fazer umas brincadeiras com umas fotos que tinha aqui por casa. O resultado numa delas, foi este:



Acho que ja posso deixar o meu daytime job!!! Not!!! A Carolina ficou um espanto, nao ficou?

Se quiserem ver mais algumas das "coisas" que andei a fazer, deem uma vista de olhos aqui!

quinta-feira, março 02, 2006

Um update...

Ha' muito tempo que nao dou noticias, por isso, aqui vai um update sobre que se tem passado na nossa aventura americana!

O projecto da Yahoo finalmente acabou. Foram cerca de 18 meses na California, com muita coisa boa a acontecer, com alguns tremores de terra pelo meio, novos amigos, as meninas a crescer, e depois a mudanca definitiva para os states, e para aqui para Utah.

Foi um projecto muito interessante, mas, como direi isto sem ser "liable" :D ... o nome e a fama do nome Yahoo, nao descreve a qualidade da area de Sistema de Informacao da empresa :D Mas, deu para aprender bastante sobre o negocio e ter um projecto para uma empresa High Tech no curriculum!

Agora, e isso 'e o que 'e bastante diferente de Portugal, estou a habituar-me a trabalhar em casa. Aqui, quando estamos entre projetos, nao 'e requerido estarmos no escritorio da Capgemini a secar. Ficamos em casa e vamos trabalhando em propostas ou em pequenos projectos ate termos um projecto para onde ir. Isto diga-se, 'e uma experiencia sui generis. Nao me lembro de alguma vez ter estado tanto tempo por casa em toda a minha vida profissional. As meninas ate' ja estranham. E ja sabem que se eu nao estou disponivel, estou no meio de algum conference call!

Quanto 'as meninas, estao optimas. A Carolina fez 7 anos no domingo passado (26/2), e esta' uma senhorinha (exceptuando o feitio, claro, que esse herdou da mae :D). Esta' com um ingles fenomenal, a sair-se muito bem na escola, tres niveis acima do esperado na leitura e a dar-se muito bem nas outras disciplinas. Ontem recebemos a avaliacao do periodo e estava com um quadro geral com a classificacao O (Outstanding)! Tambem esta' a aprender piano e a sair-se muito bem tambem.
Isto, claro esta', serve apenas para provar que eu sou um pai muito babado por estar a contar estas coisas todas :D e tambem que as criancas adaptam-se muito melhor que os adultos a novas circunstancias!

A Joana esta muito crescida e 'e muito meiga, sempre com abracos, beijinhos, e uma ternura extrema. Esta na idade de andar a mexer em tudo o que encontra e em que nao deve mexer, claro. A Sala esta sempre toda desarrumada com os brinquenos da menina Joana espalhados por todo o lado. Ja comunica muito bem e nao da' descanso 'a mae! O lugar favorito e' ao meu colo quando estou na secretaria, a tentar evitar que ela mexa nas teclas quando estou a trabalhar numa apresentacao ou num bocado que codigo :s





A Kita anda bem, com muitos planos e muito ocupada com a Joana e tambem a acompanhar a Carolina no Piano quando ela pratica aqui em casa. Tem planos para em breve comecar um Masters ou um Phd, logo se ve.

A vida aqui tem sido um constante adaptar a novas circunstancias, como por exemplo, o clima. De vez em quando no inverno 'e muito frio, muita neve, mas e' business as usual. Obviamente que como isto 'e tudo novidade para nos, vamos aproveitando para brincar na neve sempre que possivel.



Assim se vai vivendo por aqui.

O mundo 'e feito na China!!! Quando uma crianca de seis anos se apercebe da globalizacao pela primeira vez.

No outro dia, a Carolina estava a ver a etiqueta de um qualquer produto que compramos para casa e exclamou, "O Mundo 'e feito da China!!!!"! Isto, com uma expressao de extrema admiracao no olhar!

Depois comecou a enumerar todas as coisas de que se lembrava que eram feitas na china! Os brinquedos sao feitos na china, os moveis sao feitos na china, a televisao foi feita na china, o urso de peluche foi feito na china, mas "Assembled in the USA" ;), etc, etc, etc! Conclusao: O mundo e' mesmo feito da china. Eles ate' andam por todo o lado.

'E o que acontece que uma crianca de seis anos (agora sete), compreende pela primeira vez o que 'e a globalizacao. E atencao, que a globalizacao nao 'e tao global quando isso... bem, talvez ate' seja. Afinal, na Pensilvania, numa exposicao sobre o modo de vida dos colonos da altura de George Washington, um dos utensilios que la vimos era uma ardosia que num canto dizia "Made in Portugal" :D